Para ilustrar um pouco da ideia sobre movimentos imperfeitos e mais reais, trago esse vídeo do Yann Hnautra. Yann é um dos primeiros praticantes da história do Parkour. Fundador do lendário grupo Yamakasi e talvez o mais antigo praticante em atividade até hoje. Hnautra não escolhe movimentos, segura no fundo do muro, solta giros nada estéticos. Interage com o ambiente de maneira firme e própria. Toda sua personalidade está presente nos vídeos dele. Detalhe especial em 0:47, quando faz um salto de braço onde visivelmente escorrega, chegando do outro lado de uma forma que quase não vemos hoje em dia.

Os Yamakasi sempre foram populares por serem praticantes praticantes muito antigos e muito fortes. Só que mais do que isso, eles chamam a atenção ainda por executarem movimentos considerados “imperfeitos” e sujos. Tudo é feito em alturas muito perigosas, não dando margem para erros. A imperfeição nesse caso adiciona segurança e firmeza aos seus movimentos.

Os Yamakasi, por mais que façam parte da história e criação do Parkour, não denominam sua arte dessa maneira, se deixando livres para movimentos não objetivos, se diferenciando assim do Parkour como conhecemos.

Vale assistir: