Todos os iniciantes que me procuram, e muitas pessoas quem nem praticam o Parkour, sempre aparecem com a mesma pergunta: “Qual melhor tênis para treinar?”

A maioria começa queimando dinheiro e comprando tênis esportivos de R$500 e que provavelmente vão se esgotar dentro de poucos meses, e não trarão nenhum benefício maior para o seu treino. Tênis mais fofos não significam absorção melhor para os saltos, a absorção dos tênis é feita para suportar pequenos impactos durante a corrida, e não saltos de alguns metros de altura.

Antes de entrar em uma loja para comprar seu tênis de Parkour, existem muitos pontos que você deve avaliar e que serão prioritários na escolha do seu tênis novo.
Saiba o que precisa, algumas pessoas realmente preferem calçados mais macios, sentem desconforto nos pés com facilidade, e preferem um tênis que seja mais confortável. Geralmente pessoas que tem preferencias em saltar, fazer saltos de precisão, e acrobacias se encaixam neste grupo.
Outros preferem tênis que priorizem a aderência, ajudam a subir muros com maior velocidade e eficiência, grande maioria das vezes são prejudicados pelo peso elevado. Outra categoria são os dos tênis leves, sem muito amortecimento, aderência pouca, mas ganham desempenho pelo pouco peso, e normalmente pelo baixo custo, este é o mais procurado por quem treina a mais tempo e já confia no landing, e na própria técnica de subida de muro, sem precisar se garantir na aderência do tênis.

Meu conselho é que não gastem muito nos tênis para o parkour, comprei um tênis que seja barato, e que atenda o que procure. Parkour desgasta os tênis com muita facilidade, principalmente a sola de quem gosta muito de subir muros, então comprar outro tênis é inevitável em pouco tempo. Como falei em outros posts, tente não confiar no tênis! o Parkour que conhecemos vem para nos tirar de adversidades, saber mover-se sem confiar no tênis que usa é uma grande lição.

Abraços