Parece que a onda de vídeos de Parkour e Freerunning inspirados em filmes e jogos veio pra ficar, a exemplo do que postei semana passada com a excelente edição do Super Mario Freerunning. Agora o alvo é outro, o objetivo dos giradores é detonar o lado negro da força, numa produção de Parkour e Freerunning utilizando a temática inspirada em Star Wars.

O que chamou minha atenção nesse vídeo foram as excelentes roupas, o cenário animal e uma fotografia linda de ver. Alguns movimentos não saem perfeitamente, mas para critérios de entretenimento é um vídeo muito bem feito.

Aproveitando esta onda, gostaria de ver vídeos inspirados em jogos como Metal Gear Solid ou Splinter Cell, com um foco mais furtivo e movimentação silenciosa, tudo filmado com uma câmera noturna. Acredito que assim teríamos um vídeo com um Parkour bem puro e movimentação extremamente objetiva, um pouco mais próxima do que acreditamos ser um Parkour utilizado por forças policiais/militares especiais.

Vejam o Star Wars Parkour (não fui eu quem dei o nome para o vídeo):

Outro exemplo bem bacana de vídeos criados com inspiração em jogos, é o vídeo do o nosso amigo Bacon Man, do Rio de Janeiro, que participou faz um tempo de um excelente curta interpretando o protagonista do jogo Assassins Creed, confere aí:

Como vale advertir por aqui: Fazemos sim uma distinção clara entre os movimentos eficientes em termos de deslocamento (Parkour) e os movimentos estéticos que não agregam nenhum benefício no objetivo de chegar rapidamente ao destino. O termo Freerunning inicialmente não foi cunhado com este sentido, mas vem sendo utilizado para diferenciar a prática envolvendo movimentos mais estéticos dos treinos que buscam uma locomoção mais efetiva através de obstáculos.

O objetivo com isso não é gerar discussões nem discriminar práticas, é apenas uma forma de saber o que estamos treinando e evitar confusão futura para iniciantes. Ao longo da história do Parkour sofremos bastante com o ruído causado por matérias que não demonstram o Parkour em sua natureza mais simples.