O Parkour trouxe em sua essência um lema originado no Método Natural que exerce bastante influencia no parkour que conhecemos.

Ser Forte para Ser Útil

Este é o lema maior do Método Natural e que muitos tracers adotam como lema pessoal. Essa frase trás uma aplicação a uma qualidade que buscamos dentro do Parkour que nos afasta dos treinos mais lúdicos, e nos levam ao extremo do desconforto, tentando nos preparar para que situações de emergência não sejam problema para as habilidades desenvolvidas.

Direcionar sua força e seu condicionamento físico para o altruísmo, muda completamente a regra do jogo, faz com que movimentos estéticos sejam trocados por movimentação utilitária.

Quando nos preocupamos com o utilitarismo do movimento paramos de pensar em movimentos pré-definidos, plasticidade, queremos ser rápidos, não existe nada limitando o caminho, no final de um percurso rápido você nem se lembra quais movimentos usou, e não pensou em quais movimentos utilizaria antes de fazer, isso é natural, isso é o que pode salvar sua vida.

Quando falamos sobre Ser Forte, no Parkour não é levantar 200kg, saltar 12 pés, ou ser o campeão de judo das olimpíadas. Ser Forte no Parkour, quer dizer que você é capaz de se segurar, de correr, salvar alguém ou se salvar.

Este valor não é algo DO Parkour, mas é algo importante a ser agregado na sua vida, isso faz seu treino ter um foco mais palpável, e sua vida ter uma importância maior.

Seja forte.