Essa é a frase presente na classe de guerreiros dos mais populares da nossa atualidade, os Jedi.

Obviamente essa “força” que eles se referem não é a mesma que vamos abordar por aqui, mas no final você vai ver que existe algo a mais no treinamento de força, algo inexplicável e que transforma a força, em uma grande energia posítiva no seus treinos, e no seu Parkour.

Treino de força é algo muito especifico e peculiar quando estamos tratando do Parkour, todos quando começam pensam em pular, subir muro, acrobacias, e acabam esquecendo que por trás das habilidades existem pré requisitos que tornam essas habilidades possíveis.
É Muito importante que o Tracer comece a treinar força logo cedo, os Yamakasi na frança só começam a ensinar Parkour depois de 1 ano de muito treino físico, e condicionamento intensivo.

Como no post sobre corrida é importante acrescentar flexões e exercícios em barras, Caso não consiga executar muitas, aumente o numero de séries, exemplo: Se conseguir fazer só 5 flexões, faça 5 séries de 5, ou 10 séries de 5 repetições. Isso funciona com as barras também. Aumente a quantidade de repetições aos poucos.

Também existe o caso das pessoas que não conseguem executar 1 única repetição, estes podem usar o auxilio dos joelhos para fazer as flexões, e também ficar na posição por 20, 30 segundos ou mais. Nas barras, se pendurar por quanto tempo conseguir, por várias séries, tentando aos poucos fazer a força para subir ajuda a conseguir a força para iniciar. Nas barras você pode pedir ajuda de um amigo para aliviar um pouco do seu peso, e tentar fazer assim as repetições como dito ali em cima. Pedir ajuda não é vergonha nenhuma.

Treinando força com o Parkour.

Parkour é uma atividade intensa, e podemos treinar força simplesmente com os próprios movimentos do parkour, como disse sobre as repetições no tópico sobre Landing, repetir os movimentos do Parkour ajudam a fortalecer os musculos, trocar as barras por subidas de muro pode não ser tão intenso quanto fazer as barras, mas é o esforço aplicado.

Suba 50 vezes o muro, faça 100 saltos, faça 20 vezes o mesmo percurso, e isso vai te garantir força o bastante para executar e melhorar seus movimentos no Parkour.

Importancia disso tudo?

Treinamentos fisicamente mais intensos ajudam o praticante a se conhecer, e criar auto-confiança.
Quando estamos a 3 metros de altura e olhamos um muro a mais de 2 metros e meio de distancia a sua frente e você precisa segurar seus 70 kilos que no momento do impacto vai ser muito maior que isso, precisamos de  muita confiança.
Confiar que seu braço é forte o suficiente para te segurar do outro lado é essencial, costumo dizer que: mais do que ser forte você precisa se sentir forte. Essa confiança é a diferença entre fazer e não fazer alguma coisa.
Essa confiança é necessária também quando pensamos no pior, se algo der errado sua massa muscular pode funcionar como uma armadura, para diminuir a possibilidade do impacto fraturar algum osso.

Confiar que você é forte o suficiente é muito importante. Por isso talvez tratemos os treinamentos de forma tão intensa, porque tudo ali depende de nós, da nossa capacidade de se garantir. E quando pensamos no pior, é melhor sobrar força do que faltar.

Bons treinos.