Uma das mais aclamadas origens do Parkour é o Método Natural de fisiculturismo de

Georgés Hebert. O Ponto neste artigo é explicar o que é o Método, e como treinar o Método Natural pode te ajudar a progredir no Parkour, e acrescentar mais emoção no seu treino.

O Método Natural

Deslumbrado com a  beleza dos corpos dos nativos africanos, e todas as habilidades desenvolvidas pelo modo de vida que levavam. Hebert descrevia sempre a flexibilidade, força, e agilidade que esses nativos possuiam mesmo sem nenhum treinador, adquirindo apenas pela vida natural.

O Método Natural (Methode Naturelle) em como foco o treinamento de forma natural, mas não natural quanto ao ambiente, (podendo ser praticado em locais fechados) mas quanto aos movimentos praticados.

Géorge Hebert dividiu o Método em 10 habilidades naturais dos seres humanos: Andar, Correr, Saltar, Quadrupedia, Escalar, Equilibrar-se, Arremessar (Objetos Pesados), Levantar (coisas, pessoas, etc..), Lutar (Defesa), e Nadar).

O Treino

Em um treino de Método Natural devem estar presente todas as 10 disciplinas (ou pelo menos grande parte delas, nem sempre se tem um lago para nadar por exemplo). O treino pode durar de 20 a 60 Minutos, e pode ter distancias de alguns metros ou vários quilômetros, onde serão praticadas essas atividades.

Ná Pratica

Comece andando por alguns minutos, passos alongados e firmes, depois comece a correr, se possível após algum tempo correndo, salte por cima de pedras, de uma pedra para outra, de cima alguns lugares mais altos, e então ande em quadrupedia por mais alguns minutos, escale pedras e arvores ao redor,  procure um tronco e equilibre-se sobre ele, tente atravessar pontos onde necessitem de equilíbrio, levante e arremesse pedras, faça luta sombra chutando e socando no ar simulando uma situação de defesa, e no final nade por alguns mínutos.

Acima descrevi um treino feito em um ambiente propicio para isso, uma cachoeira ou algo do gênero. Como nem sempre podemos fazer este tipo de treino num local desses, tente simular as mesmas coisas em ambientes diversos, podendo ser no meio da cidade mesmo. Ambientes preparados especialmente para o MN também podem ser desenvolvidos.

Fundamentos Morais

Georges Hebert em 1902 coordenou a evacuação de uma cidade durante a erupção de um vulcão, Hebert salvou aproximadamente 700 pessoas. Essa experiência teve grande influencia em sua vida, fortalecendo a sua crença de que a habilidades físicas devem ser combinadas com coragem e altruísmo.  Traduzindo este sentimento no seu lema  “Etrê fort pour etre utile” (Ser Forte, Para ser útil).