Me desculpo, desde o início me comprometi a escrever este blog o mais periódico possível, mas nem sempre podemos fazer tudo o que queremos, tenho várias coisas anotadas para se tornarem posts, mas preciso de tempo para organizar estas idéias e transformar em posts. Para ajudar, o carregador do meu notebook parou de funcionar, o que me restringe um o tempo pouco de escrita. Usei o pouco tempo que me restou hoje pela manhã e selecionei um dos meus posts preferidos do meu blog de treino, e espero que inspire muitas outras pessoas.

Durante o treino essa manhã, tive diversos flashes e pensamentos sobre pequenas atitudes, que no final das contas viram um estilo de vida, e mais a frente acabam refletindo em todo seu treino, e penetra no cotidiano. Não sou nenhum doutor nesse tipo de assunto, e nem um grande estudioso, mas algo que o mundo dos treinamentos físicos rígidos me trouxe foi uma capacidade de me entender e entender os pequenos hábitos que fazem diferenças. Mas como sempre falo isso é tudo opinião pessoal, se discordar, ignore o que leu e siga sua vida. Esse texto segue tudo que consegui pensar num estilo de vida que influencie nos treinos e na mentalidade de um verdadeiro Guerreiro.

Obviamente existem vários outros pontos, mas esses são alguns que consegui pensar, mas a idéia é mostrar pequenas atitudes que fazem uma grande diferença.

Guerreiro Moderno – Uma questão de hábitos

Não conheço quem não admire atletas determinados, pessoas que se sacrificam pelo que acreditam e que treinam cada vez de forma mais intensa para alcançar suas metas, a maioria das pessoas quer alcançar uma auto-suficiência física a ponto de poder ser considerado forte, saudavel, estéticamente agradável, e determinado. Quando nos encontramos nesse estágio o ponto mais difícil é saber por onde começar e o que fazer, o primeiro ponto é achar o que você gosta de fazer.

Experimente diversas atividades, esportes, artes marciais, uma das coisas mais falhas que conheço é treinar por estética, conforme o resultado aparece nos tornamos cada vez mais relapsos, até voltar para a estaca zero, e o ciclo se repetir eternamente num verdadeiro efeito sanfona. Descubra algo que te de prazer, futebol, volei, karate, rugby, tênis. E sempre treine com vontade, sinta prazer no que está fazendo!

Crie metas, corra mais rápido, pule mais alto, chute mais forte, saque a bola de forma tão intensa que o adversário nunca vá conseguir pegar, busque algo, treinar por treinar é ligar o automático, e se tornar mais um dos praticantes de fim de semana convencionais, busque o impossível, procure melhorar sempre, se existe algo que você não faz bem melhore isso!

Sacrifique-se! A Maior características dos seres humanos bem sucedidos é sacrificar pequenas coisas para alcançar seus resultados e metas. Acorde mais cedo para treinar, acorde quando ainda está escuro e treine antes do trabalho. Na sua consciência isso vai pesar como treino, você se fortalece mentalmente conforme se depara com situações mais difíceis. Chegue mais cedo da balada para treinar no dia seguinte, desculpas de que dormiu pouco não são motivos para matar treino. Tome uma cerveja a menos, sacrifique a sobremesa, o sorvete, fazendo isso apenas às vezes já vai fazer uma diferença inacreditável no desempenho, e no treino.

Se sinta mal por não treinar, o bom guerreiro sabe que o progresso é dele, e ele precisa disso para evoluir. Não consigo imaginar um motivo real para não treinar, se está com raiva, desconte sua raiva treinando, trabalhe com mais intensidade e força, bote tudo pra fora. Se estiver feliz, treine com felicidade e alegria, treine duro porque isso te faz bem.

100% sempre, tudo na vida depende disso! A Sessão de treino mais leve pode se tornar um treino rígido e proveitoso, os treinamentos mais rígidos dependem sempre de alguém te cobrando postura, vontade, força! De 100% sempre nos treinos mais leves, e transforme-os em treinos mais rigídos do que treinos rígidos feitos sem vontade.

Divirta-se, use suas habilidades para se divertir, jogue por prazer e tire toda responsabilidade das costas, faça por diversão e sem compromisso, brinque relaxe… Saiba que você também deve brincar e se descontrair, fazer atividades diferenciadas, jogar paintball, pique esconde, nunca se é velho demais para isso, se divirta e use seu corpo de variadas formas possíveis, sinta-se livre, relaxe…

Treine tudo o que gostar. Se quiser aprender alguma habilidade nova, encaixe isso de alguma forma no seu treino e se desenvolva, habilidades nunca são demais, lembre-se você é um Guerreiro. Diversidade tira o stress, pode divertir e exercitar. Mantenha a mente aberta, evolua!

Se alimente de forma saudavel, Seu corpo é como um carro, se você não abastecer ele não funciona! Se colocar gasolina de má qualidade, ele anda mais devagar e estraga o motor! Combustível errado causa problemas que podem causar uma parada no motor. Prefira alimentos naturais, não processados, e sem gordura! Verduras das mais variadas são boas! Não sinta fome, coma várias vezes ao dia e de forma controlada, se achar necessário, coma menos doce, evite o sorvete, escolha um dia na semana para comer uma besteira que te agrade, faça da má alimentação uma exceção, não uma regra.

Leia sobre treinos, motivação, formas de se exercitar, se alimentar, pesquise! Mas também leia livros de literatura, poemas, assuntos variados, a saúde mental faz parte de tudo na vida, quanto mais você desenvolver a mente e o físico, Melhor vai ser seu desempenho no trabalho, estudos, e em qualquer outra atividade.

Descanse! Descansar também é faz parte do treinamento, tire dias inteiros de repouso, trabalhe com alongamento, faça uma caminhada, ande de bicicleta no parque, de uma volta de patins, jogue um boliche. Descansar não quer dizer ficar parado! Aprender a ouvir o corpo e sentir quando ele precisa dar uma diminuída no ritmo é essencial!

Crie hábitos saudáveis, use a escada, se trabalhar em andares muito altos e achar exagerado, peque o elevador e desça alguns andares antes. Caminhe entre os lugares, caminhar é ótimo para botar pensamentos no lugar, estimula a circulação e mantém o metabolismo funcionando. Se andar de ônibus, use a dica da escada, desça uma parada antes e caminhe por 10/15 minutos que seja até o local desejado.

Defina seu ritmo, você é uma pessoa única, tem sua vida, seu cotidiano. Você não precisa se adequar a algo que não te faz bem, se não conseguir correr o tanto que seu colega diminua seu ritmo, mas lembre de aumentar gradualmente. Não se envergonhe de não conseguir algo, se orgulhe de trabalhar duro e conseguir depois.

Saiba reconhecer seu próprio esforço, mas não ache que se esforça demais, auto-piedade é tudo que você não precisa. Seja realista consigo mesmo, e saiba que se está se esforçando e conseguindo, é porque consegue, e porque é capaz de mais ainda, o céu é o limite!

Faça o mais difícil como se fosse o mais fácil, mantenha a cara de tranqüilo quando todos estiverem cansados, faça movimentos de leve no tempo de descanso, use partes do seu corpo que você não cansou. Alongue um pouco mais, mas nunca demonstre cansaço, demonstrar cansaço é fraqueza!

Não reclame de uma proposta de treino mais rígido, faça sua parte, se não conseguir concluir, esteja feliz de ter dado seu máximo, isso vale mais do que nem tentar ou ficar reclamando pela dificuldade.

Faça tudo na vida como se fosse um treino, isso vai mostrar a diferença entre você, guerreiro, e todos os outros ao seu redor! Treine ser pontual e chegar 5 minutos antes nos compromissos, treine formas de se comunicar melhor, perder vicio de linguagem, se articule melhor, melhore sua postura, seja mais agradável, respeite o sinal de transito, seja mais paciente, faça tudo da forma certa, sem negligenciar sua forma certa, assim como seria num treino. Ser um guerreiro de verdade exige não só treino, como atitude e moral.