Desde que o Podcast sobre Brutalidade saiu, o foco do decimadomuro.com foi para atender o anseio de todos que se identificaram com o tema, e partiram para os treinos físicos absurdamente exigentes, que concordamos que além de divertidos e desafiadores, nos trazem uma grande sensação de vitória ao concluir as tarefas, mas não podemos excluir um outro lado, o descanso.

Saber descansar é um conhecimento de Ouro, é muito fácil através de uma rotina de treinos muito exigente, má alimentação, e pouco descanso sofrear um overtraining, e ai, o resultado todo vai embora 10x mais rápido do que veio.

De forma simplificada, Overtraining é um termo utilizado para descrever sintomas de “baixa” do corpo, quando ele não consegue mais se recuperar dos exercícios e então o “atleta” começa a se sentir desmotivado, com muitas dores que nunca passam, uma sensação “eterna” de exaustão, e uma notável queda na performance.

É necessário entender que precisamos de pelo menos um dia na semana em que não sejamos cobrados por nós mesmos, onde vamos relaxar, e simplesmente não treinar, não exigir do psicológico e do físico, e se necessário até mais dias.

Importante entender que o corpo precisa desse descanso, e como não temos um treino organizado por um profissional, temos que aprender a tornar nosso descanso uma prioridade, mas sem usar disso para ficar preguiçoso nos treinos.

Um exemplo de como um descanso funciona, é como fazemos em dietas para atletas, aonde durante 6 dias da semana se segue uma alimentação 100% regrada e complexa, e 1 dia na semana temos uma refeição livre (para os mais rígidos) ou um dia inteiro livre para comer a vontade (o famoso shit-day).

O Ponto é não nos privar 100% das coisas ao nosso redor, porque com o tempo essa cobrança acaba se tornando uma mágoa e um dia nos irritamos e jogamos tudo pro alto, largando toda a disciplina pra trás e perdendo toda motivação.

Para os mais ativos, que querem treinar todos os dias, e tem medo de acabar com overtraining, lembrem-se que descansar nem sempre é ficar parado, se quer movimentar o corpo, chame a namorada para caminhar no Parque, vá jogar futebol com os amigos, dar uma volta de bicicleta, ou alongue-se! Mas deixe seu corpo e seu psicológico a vontade para curtir a folga dele.