Se nós brasileiros não já somos conhecidos por nossa capacidade de nós propor desafios… acredito que um dia seremos.

De todo canto do país, desde as repetições infinitas dos brasilienses, a resistência maluca dos nordestinos e a perseverança concentrada dos cariocas, temos vários relatos de desafios sendo criados e sendo cumpridos. Acredito, inclusive, que esse é um bom indicativo da qualidade de Parkour que praticamos.

Para os que nunca tiveram a oportunidade de encarar um, um desafio é exatamente o que o nome propõe: um desafio. É algo que você entra de cabeça sem ter convicção de que vai concluir. Afinal de contas, se você já conhece plenamente a sua capacidade de chegar ao final, então aquilo, de fato, não te desafia. E cá pra nós, é muito fácil e cômodo assumir um trabalho que você já sabe que é capaz de executar, não é?

Um desafio te testa. Na maioria das vezes, ele coloca mais em prova a sua perseverança do que o seu condicionamento físico. Dentro dele você sempre chega naquele momento em que passa a se conhecer um pouquinho mais.

Esse que trago hoje chama-se “O Desafio de Hércules”, diretamente inspirado na mitologia de “Os 12 Trabalhos de Hércules”. Quem o conclui, diferente dos louros recebidos pelo herói grego, não ganha nada de imediato: nem coroas de flores, nem fogos de artifício e nem mulheres gostosas com uvas nas mãos. Por outro lado, você fortalece um pouco mais a conexão existente entre quem você acha que é e quem você é de verdade.

O desafio foi criado cerca de uma semana atrás por Adilson Veron, lá em Recife e divulgado em um grupo no Facebook.  Para os que pretendem encarar, esse ou qualquer um outro desafio, a análise e a preparação prévia podem ser fatores cruciais. Então, sejam sábios.

Segue abaixo as 12 tarefas que devem ser executadas numa mesma sessão, de forma linear e com repetições corretas de cada exercício.

Eu encarei o desafio no começo dessa semana e o achei fantástico. Ele realmente faz com que você se avalie e perca a noção de quanto tempo irá levar para cumpri-lo. Se alguém se interessar em um relato mais extenso sobre a execução, eu fiz uma postagem comentando tarefa por tarefa em meu blog pessoal.

Desafiem-se. Sempre.