Nada dentro do Parkour é tão negligenciado quanto o simples ato de chegar ao chão, absorver o impacto, e livrar

seus joelhos do sofrimento no futuro.

O que chamamos de landing, é o ato de aterrissar no chão, sem causar danos para o joelho, e isso não pode ser descrito simplesmente como uma técnica mas como um longo processo de adaptação e auto-conhecimento.

No inicio do Parkour achava-se que o ideal era deixar o corpo descer e dobrar os joelhos até o final pensando que estendendo o movimento ele se absorveria melhor. Depois descobrimos que isso poderia lesionar seriamente o joelho e ai vieram as discussões.

A Regra dos  90 Graus

Depois então desenvolveu-se uma idéia que facilitaria o entendimento e ajudaria os iniciantes a manterem seus joelhos livres de lesões, a regra dos 90 graus consiste em não deixar o joelho dobrar a ponto de ultrapassar os tais 90 graus. Dobrar muito o joelho depois de um impacto grande pode forçar demais os ligamentos e causar lesões.

A Solução então seria cair com a ponta dos pés e segurar o impacto impedindo que o joelho dobrasse mais que os 90 graus, se o impacto for muito grande deslocar o corpo um pouco mais pra frente, e colocar as mãos no chão para ajudar, mas tentando manter os joelhos no angulo certo. Hoje em dia sabemos que a regra pode servir como um guia para iniciantes que talvez não tenham força suficiente para controlar o landing,.

E como fazer?

Como um processo, um bom landing vem com muito tempo, inúmeras repetições são necessárias até que você consiga realmente sentir a diferença no controle, e no silencio que seus pés fazem ao tocar o chão. Pode levar meses.

Importante pensando no landing é tentar produzir a menor quantidade de ruído Possível. Os famosos tracers da frança, chegam a conseguir landings de 3 metros com quase nenhum ruído. Ruído sempre vai ser uma escala para avaliar quão controlado seu Parkour é, e deve ser buscado sempre.

Se você está começando a treinar, e está lendo esse post, saia para rua e faça o seguinte, procure um lugar que seja mais ou menos da altura da sua cintura, suba e deixe apenas o corpo cair, toque no chão com a ponta dos pés, e comece a fazer força com o músculo da coxa (quadríceps) segurando o corpo e tentando manter a coluna alinhada, deixando o joelho dobrar só a ponto de absorver o impacto. Se você já tem um bom condicionamento físico faça 50 ou 100 repetições, se você está começando no mundo dos esportes em geral agora, faça 30 ou 50.

Landings é movimento que deve se tornar instintivo, você deve condicionar seu corpo a entender o impacto, e fazer