Rolamentos são perigosos, normalmente as pessoas acham que é simplesmente uma cambalhota e pronto, tudo resolvido mas existem vários acidentes que podem ocorrer em caso de um rolamento incorreto como fraturas no ombro, clavículas quebrada e tornozelos fraturados, então aqui vão algumas dicas para otimizar seu rolamento.

Algo que preciso avisar é que muita gente tem seu próprio jeito de rolar e que o faz confortável, não estamos aqui para discutir isso, particularidades todos temos em cada técnica, é o que nos faz diferente. O objetivo dessa lista de erros é discutir as técnicas “by the book” como são descritas como perfeitas, mantendo a integridade do praticante e alcançando o mais próximo que podemos do objetivo do Parkour, continuar se movendo.

1. Rolar de Frente e Não de Lado – O Primeiro erro convencional é acreditar que rolamentos são cambalhotas, então entrar com a cabeça para rolar e ai bater a cabeça ou então bater com muita força o topo da coluna vertebral no chão podendo assim se lesionar seriamente. Errado Certo

please install flash

2. Rolamento de Judo – Rolamento do Parkour por mais que com princípios parecidos, tem funções diferentes e alguns detalhes diferentes na execução, no judo a idéia do rolamento no judo é parar a queda, para isso no final da execução deixa-se uma das pernas esticadas e bate no chão com a mão da base. No Parkour não fazemos isso, se a perna ficar esticada em baixo podemos machucar seriamente a perna com a velocidade do impacto, e bater no chão pode ser muito doloroso. Quando rolamos no Parkour queremos distribuir o impacto no chão para não receber nas pernas, e continuar correndo.

please install flash

3. Cair para baixo e não para frente - Quando saltamos de algum lugar para um rolamento não pulamos para baixo, pulamos para frente! Projetamos nosso corpo para frente, e assim não cairmos como uma saco de batatas. João do PKMAX escreveu um texto fantástico onde explica fisicamente como funciona a Energia Cinética do rolamento e porque se projetar para frente e não para baixo.

Ir para o texto

4. Rolamento Cachorrinho - Não vou dizer que é errado, Foucan mesmo treina pra lá de 20 anos e ainda faz isso, é até bem funcional no final, Mas estamos aqui para falar da técnica perfeita como deve/deveria ser executada então. É muito comum quando a pessoa entende que o movimento do rolamento é lateral, rolar literalmente de lado, Como um cachorrinho rolando. Rolamento é lateral, mas a direção do movimento é retilínea, ou seja, PARA FRENTE.

please install flash

5. Absorver depois rolar - A idéia do rolamento é poupar o joelho dos impactos dos saltos aumentando a vida útil do seu joelho, mas se feito de forma errada um rolamento pode ser completamente ineficaz. Este erro é provavelmente um dos mais vistos por ai, ao invés de CAIR ENTRANDO NO ROLAMENTO, o tracer cai absorve totalmente o impacto e ai sim entra para o rolamento, que nesse momento passa a ser apenas enfeite.

please install flash

6. Entrar de ombro no rolamento - Bater o ombro na entrada do rolamento também é clássico, o problema é que dependendo da altura pode resultar em uma clavícula quebrada ou trincada. Novamente, a entrada do rolamento é na escápula! Essa foto aleatória mostra onde entrar com rolamento, bem na tatuagem: FOTO ALEATÓRIA

7. Bater o osso do cóx – MUITA GENTE faz isso, entra direitinho no rolamento mas na hora de sair sai muito reto, deixando o osso do cóx bater no chão, causando uma dor bem desconfortável. o rolamento deve fazer uma linha diagonal em suas costas quando você está levantando do chão você estará meio de lado, livrando o cóx do impacto. (não achei uma boa foto para ilustrar)

8. Abrir o Rolamento antes do final – Vemos também quem abre o rolamento antes de terminar e acaba ficando estirado no chão, meio aberto, não completando o movimento, e não conseguindo ficar de pé novamente.

9. Bater o pé muito forte - Deixar o pé “morto” e esquecido também acontece, rolar e deixar o pé de base solto, então quando o movimento se completa uma pancada atinge o pé.

10. Simplesmente não rolar – muita gente pula de lugar MUITO alto e quando vai entrar no rolamento se desespera e acaba não fazendo nada. Não fez nada.

please install flash

Escolhi então um rolamento, de um lugar alto! um rolamento que considero o rolamento perfeito, bem executado, e consciente.

Kazuma:

please install flash